segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Os filmes proporcionam estímulo audiovisual, desenvolvimento cognitivo, crítico, cultural, social e moral ; ajudando também o aprendiz a compreender temas da atualidade e temas relacionados com o conteúdo, mantendo-o atento e interessado.
            O filme pode ser visto pelos alunos como passatempo, diversão e educação; Segundo Moran (1995), para muitos alunos filme é sinônimo de diversão, e não chega nem perto de se considerar uma aula. Por isso é necessário que o professor trabalhe o filme de forma vinculada com o conteúdo ministrado, dialogando, analisando e debatendo na turma sobre o filme. Então se precisa realizar uma leitura reflexiva do filme com os alunos.
            Com isso, “não basta levar os alunos ao cinema como um passeio, ou apresentar um vídeo para substituir a fala do professor sobre um determinado assunto. É preciso propor a leitura reflexiva desses meios, em um determinado contexto, com sua linguagem peculiar, sua manifestação cultural, bem como possibilitar o espaço da criação usando essa linguagem, extrapolando o papel passivo da recepção da imagem e do som. Soma-se a isso a possibilidade de criar o diálogo entre as diferentes mídias, comparando-se características e informações obtidas em cada uma delas. É preciso educar para se viver a (e na) Sociedade da Informação, com toda a sua gama de produção cultural” (Eliane Candida Pereira).
            Buscando o uso mais adequado dos filmes em sala de aula criou-se o site “Vivência pedagógica”; na qual consta na página de cada filme: indicação de aplicabilidade pedagógica, comentários de educadores, informações básicas sobre o filme, reflexões e objetivos que o filme propõe.


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